A realidade do armazenamento em nuvem nas empresas brasileiras

A realidade do armazenamento em nuvem nas empresas brasileiras
O crescimento do armazenamento em nuvem nas empresas brasileiras é notável,

mas ainda há um longo caminho pela frente.

Recentemente a SolarWinds, empresa americana que desenvolve tecnologia de informação corporativa, divulgou os resultados de uma pesquisa, realizada com profissionais da área de TI, gerentes e diretores de diferentes países, que teve como objetivo revelar a realidade da TI no mundo, quanto as barrerias e desafios enfrentados e o desempenho das companhias após a adoção do sistema cloud.

Algumas conclusões interessantes da pesquisa mostram que 98% dos profissionais de TI entrevistados reconhecem a importância de tecnologias de nuvem para o sucesso da empresa a longo prazo e que apenas 15% das organizações brasileiras não trabalham com alguma solução em nuvem.

Os resultados mostram a evolução de ambientes em nuvem ou híbridos, porém 64% dos profissionais de TI acreditam que suas empresas jamais terão o total de suas infraestrutura migradas para a nuvem.

As três principais áreas que utilizam tecnologia em nuvem nas empresas brasileiras são:

Armazenamento;

Aplicações; e

Banco de dados.

Quanto aos benefícios os profissionais de TI reconhecem a agilidade em realizar processos, a redução de custos, mais opções de serviços e a infraestrutura de flexibilidade, indicada por 90% dos entrevistados, como as principais vantagens que as soluções em nuvem trazem às organizações.

Porém quando se trata dos principais obstáculos, o destaque como grandes desafios está a segurança, 66% dizem ser esse o principal empecilho para a utilização da nuvem nos ambientes de trabalho, junto à dificuldade de convencer os lideres empresariais (tomadores de decisão) da necessidade e dos benefícios de um sistema clound e à preocupação sobre gerenciar o novo ambiente.

Você pode conferir o relatório completo no site da SolarWinds. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2015, em empresas de pequeno e médio porte dos setores público e privado na Alemanha, América do Norte, Austrália, Brasil, Reino Unido e Singapura.

Conheça mais sobre armazenamento em nuvem, entre em contato com o Grupo Cloud, tire suas dúvidas e veja como podemos ajudar sua empresa.

2018-02-15T18:35:35-03:00