inclusão social tem crescido a cada dia e a rede nos oferece infinitas possibilidade de explorar, criar, colaborar, conhecer. Mas aproveitar a internet e suas oportunidades demandam cuidadosresponsabilidade e reconhecer a importância da segurança online.

Google lançou recentemente uma campanha para ajudar a você a cuidar melhor dos seus dados. A #WebSemRiscos traz vídeos com dicas sobre segurança, mostrando atitudes simples que você pode tomar para ficar mais protegido.

Como se proteger de ataques de hackers e roubo de identidade? Como evitar que seus filhos vejam conteúdo inapropriado na web?

Primeira situação: Esqueci minha senha e agora? Use as configurações para acrescentar um e-mail ou telefone alternativo, eles ajudarão quando você não conseguir acessas sua conta. E claro, mantenha senha diferentes entre suas contas.

Segunda situação: Já conhece a verificação em 2 etapas? É um recurso que traz um “extra” na segurança de suas contas, pois há uma combinação entre sua senha e um código encaminhado para o seu celular.

  • Porém, caso você não esteja com seu aparelho móvel no momento, ou ele está sem bateria, você pode receber o código em outros celulares previamente cadastrados, como de amigos ou familiares, ou ainda ter um conjunto de códigos extras.

Terceira situação: Como detectar se seu computador está com malware (software que invade de forma ilícita seu computador)?  Seu computador começou a “agir” de forma diferente? O aparelho está mais lento? Pop-ups estranhos abrem e aparecem na sua tela? A página inicial do seu navegador está com uma aparência estranha? Cuidado procure um antivírus e não acesse contas importantes antes de verificar, e após a verificação e eliminação dos vírus, altere suas senhas.

Quarta situação: Gostaria de manter certos conteúdos bloqueados no seu navegador, ou no youtube? Através do SafeSearch e do Modo Restrito você pode bloquear resultados e acessos indesejados. Há também a opção de configurar usuários supervisionados e/ou perfis restritos.

Quinta situação: Já ouviu falar em ataques de engenharia social? Esse tipo de ataque induz você a fazer algo que possa comprometer seus dados, como baixar um aplicativo maliciosos ou compartilhar senhas e dados bancários. Acompanhe alguns casos e veha como se proteger.

Infelizmente a nossa legislação não acompanhou a evolução tecnológica, por isso, por uma #WebSemRiscos é muito importante que você crie hábito dessas lições no seu dia a dia, compartilhe com seus conhecido e ajude outras pessoas a também se manterem seguras.